top of page
  • Foto do escritorLaura Luce Maisonnave

Construindo uma marca de valor

Ao idealizar um negócio muitos empreendedores buscam ideias inovadoras, produtos atraentes, apelos comerciais para futuras campanhas e promoções, localização (quando há necessidade de uma loja ou ponto fixo) e claro, uma boa marca para o seu negócio ou produto. No entanto, há uma forte tendência na procura apenas por nomes de fácil marketing, resultando em nomes fracos e que apenas descrevem aquele produto ou serviço que está sendo lançado. Este é um dos primeiros e principais erros do novo empreendedor quando o assunto é identidade visual.


A marca pode - e deve - ser um dos ativos mais poderosos e fortes em um novo negócio, só deve ser bem construída para que o seu valor supere o valor de todos os ativos tangíveis existentes em uma empresa. Em consultas sobre como escolher uma boa marca, o principal ponto que referimos aos nossos clientes é o de criar uma identidade visual forte, ou seja, original! E essa identidade forte deve fugir do óbvio, da mera descrição do produto ou serviço e buscar o novo! A criatividade é a chave para o primeiro passo nesta longa buscar pela valorização da marca, pois é através de nomes inovadores, com grande apelo comercial, mas que fujam do critério intuitivo, que uma marca será considerada forte.


Após a escolha de um nome criativo e que não caia na vulgaridade da atividade que ele irá identificar, o segundo passo mais importante é de levar essa marca a registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e aqui está outro "pulo-do-gato" nesta jornada! Uma boa representação legal irá auxiliar e esclarecer que este encaminhamento no INPI deve ocorrer o quanto antes, de preferência antes mesmo do negócio ser divulgado e lançado, pois uma marca forte só existe após o registro no INPI.


Uma marca só será deferida pelo INPI se não for meramente descritiva da atividade a qual está inserida, bem como se já não houver alguma anterioridade impeditiva para o seu deferimento. Desta forma é de suma importância a assessoria jurídica neste passo da construção da marca, pois ela irá auxiliar em situações ainda em que algumas marcas poderão ser deferidas pelo INPI, no entanto serão posteriormente consideradas marcas fracas, nas quais apenas alguns itens as tornam registráveis, mas elas não conferem um diferencial forte para uma boa atuação no mercado, sendo facilmente abafada pela concorrência. A marca forte tem em sua composição uma identidade clara, memorável pelo público alvo e que a dê um posicionamento de grande destaque no mercado.


Concretizados os passos acima, é importante que após o lançamento do negócio a marca esteja sendo sempre bem destacada e divulgada para os consumidores, mantendo sempre uma boa reputação e diferenciação dos concorrentes, pois a força da marca se inicia com o registro, mas só é mantida através da diligência dos seus titulares e dos esforços contínuos numa boa proteção do nome, inclusive evitando que concorrentes utilizem de artifícios parasitários e tentativas de diluição deste nome. Enfim, muitos são os passos para se alcançar uma marca de destaque, mas é igualmente importante que os titulares se conscientizem que o sucesso só será garantido com o esforço contínuo na manutenção da força desta identidade visual.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page